A Confédération Européenne des Fêtes et Manifestations Historiques (CEFMH), foi constituída a 17 de Novembro de 2004 en Estrasburgo. Veio substituir a antiga Fédération Européenne des Fêtes et Manifestations Historiques (FEFMH) fundada em 1992 em Beauvais (França).


A sua principal actividade é a promoção das festas, festivais e manifestações históricas na Europa, de forma a que os cidadãos europeus conheçam melhor a história da Europa e das suas riquezas culturais.


Por outro lado, a CEFMH encarrega-se dos interesses dos seus membros associados, dinamizando o fluxo de informação entre as federações nacionais, tal como entre as cidades associadas. É intermediária nos intercâmbios de grupos históricos, de cidadãos e especialmente dos jovens através da Europa. Mantém contactos com os media e procura exercer influência pela dignificação da Festa Histórica, entre os deputados do Parlamento Europeu, bem como da Comissão Europeia em Bruxelas.


A fundação da CEFMH nasce do desejo de olhar para além das fronteiras nacionais de forma a interessar a população europeia pelas mais de 1000 festas históricas na Europa.